Medianeira perde membro de 1965

Com 65 anos de história, não faltam pessoas que passaram pelo grupo e lembram com carinho do tempo em que foram membros juvenis. Com muita tristeza, recebemos hoje a notícia do falecimento de um deles. Fernando Augusto Abrantes agora está no Grande Acampamento. Um companheiro de patrulha, Fernando D. Estrada, nos mandou essa triste notícia, carregada de lembranças e emoções:


“Comunicamos o falecimento hoje, 24/03/2023, do Escoteiro da Pátria Fernando Augusto Abrantes, aos 68 anos. Ele iniciou sua jornada escoteira em 1965, aos 11 anos de idade, no 76 GE N. Sra Medianeira, ainda localizada nos fundos da Igreja São José, na Rua Barão de Mesquita, 763, Andaraí. Foi monitor da patrulha escoteira Andorinha, e depois, na Tropa Sênior, foi monitor da patrulha Agulhas Negras, escoteiro de 2ª e 1ª classe, e finalmente, Escoteiro da Pátria, com várias especialidades acumuladas.
Tive a honra de ser seu companheiro na prova de jornada para se tornar Escoteiro da Pátria, quando percorremos 23km a pé, sem saber previamente o destino, da esquina da Rua Maxwell com rua Uruguai, até a Fazenda Francis Hime, na Taquara, mapeando todo o percurso com bússola e cumprindo várias atividades deixadas em comércios das ruas percorridas pelo organizador da jornada.
Em 1970 participou do Jamboree Pan-Americano em Assunção, Paraguai, com a patrulha sênior Agulhas Negras. Obteve muitas vitórias em torneios com outros grupos escoteiros como monitor da Agulhas Negras. A seguir, se tornou Pioneiro por breve período, pois, com o início da faculdade de Engenharia em Petrópolis, precisou encerrar sua participação no 76 GE N.Sra Medianeira.
Parabéns a todos que continuam mantendo o grupo funcionando, e ajudando muitos jovens a crescerem com o espírito escoteiro do fundador Robert Stephenson Baden Powell!!!”

Na foto, Fernando Abrantes está em pé, à esquerda, ainda como monitor da Patrulha Águia, em uma excursão à Floresta da Tijuca, em 1974.

2 comentários em “Medianeira perde membro de 1965”

  1. Conheci Fernando Agusto Abrantes quando tinha 13 anos e ele 16 anos, sempre o admirei, pois era o único na Tropa Sênior chefiada por Ivan Bordalo Monteiro com insígnia de 1° CLASSE.
    Depois se tornou Escoteiro da Pátria, segui seus passos no estudo da escola técnica, depois se tornando projetista industrial, trabalhamos na mesma empresa Promon Engenharia.
    Um grande Escoteiro, que o poderoso Deus conforte nossos corações.
    Um dia estaremos todos no grande acampamento.
    Sempre Alerta.

    Responder
  2. Na época era conhecida a patrulha Agulhas Negras como a Patrulha dos Fernandos, éramos unidos e sempre amigos, tanto é que até ontem fazíamos nossas reuniões de bate papo pela internet, e ele mesmo já adoecido sempre presente, e sempre mais que amigo de todos. Um exemplo como pessoa .

    Responder

Deixe um comentário